A Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Casa Nova, localizada no município de Padre Marcos, adquiriu, por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), equipamentos e animais para ampliação da produção de ovinos, caprinos e aves na região. O projeto é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio de parceria do Governo do Estado do Piauí e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Os associados adquiriram por meio do projeto 360 matrizes ovinas, 32 reprodutores da raça dorper, 400 galinhas e 10 galos. Além disso, foram construídos também 36 centros de manejos de ovinos e caprinos, 16 aviários de galinha caipira, que irão beneficiar um total de 55 famílias.
O superintendente do Desenvolvimento Rural e coordenador do projeto Viva o Semiárido no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, destaca que, embora o município tenha um baixo volume de chuvas, tem uma elevada produção de caprinos, ovinos e que também tem na avicultura e nos quintais produtivos mais uma alternativa de geração de renda.
Ribeiro destacou ainda os investimentos na área do manejo dos animais. “Os animais estão muito bons, principalmente pelos investimentos em forragem e no plantio de gramíneas e leguminosas, o que garantiu a alimentação desses animais. Foram construídos centros de manejo para os ovinos e caprinos, que permite um melhor cuidado tanto alimentar como reprodutivo e sanitário, permitindo que seja feito todo o controle preventivo de doenças nas galinhas”, ressaltou o gestor.
A associação também foi contemplada com três conjuntos de eletro forrageira, 246 horas de trator para reforma e construção de barreiros, 3 hectares de leucenia, 2 hectares de sorgo forrageira e assistência técnica. No total, foram aplicados no projeto produtivo um valor de R$ 466.351,15.
De acordo com o técnico Antônio José Costa de Oliveira, por meio do projeto, a comunidade conseguiu adquirir equipamentos, animais e assistência técnica para que pudessem executar as atividades com toda a estrutura possível. Além disso, a comunidade também recebeu uma série de capacitações. “Após a implantação do projeto foram realizados treinamentos para os agricultores da comunidade, onde foi possível fazer a desconstrução de algumas práticas danosas ao meio ambiente, como o uso de agrotóxicos e queimadas”, completa Antônio José.
Francisco Evaldo da Silva, beneficiário do projeto, destaca a importância da iniciativa para a comunidade. “Eu e os outros sócios estamos muito felizes em receber esse projeto aqui em nossa associação. Hoje fiz 50 sacos de ração com a nova ensiladeira, que era uma ferramenta que a gente precisava muito em nossa comunidade e ainda não tínhamos, e hoje graças ao projeto temos uma. Recebemos também uma boa quantidade de ovelhas, galinhas e centros de manejos. Agradecemos”, ressaltou o agricultor
O Projeto Viva o Semiárido tem como objetivo contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.