O Governo do Estado continua na busca de soluções para que o Piauí passe pela pandemia da Covid-19 da melhor forma possível. Para colaborar com as ações desenvolvidas, agora o Estado contará com o apoio do Exército Brasileiro. O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (26), com representantes da instituição, além do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, para discutir o trabalho integrado que será feito no Piauí.
De acordo com o chefe do Executivo piauiense, o Exército estará presente nos aeroportos de Teresina e Parnaíba, bem como nas divisas do estado. “Foi uma importante reunião com a equipe do Exército Brasileiro. Além de todas as equipes que já temos, atuando contra o coronavírus, vamos contar com esse reforço especial, que tínhamos solicitado, do Exército Brasileiro, nos aeroportos de Teresina e Parnaíba. Eles também irão nos apoiar, com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), integrada com as equipes de saúde municipal, estadual, Vigilância Sanitária e coordenada pela nossa Comissão Organizadora Emergencial do Piauí”, detalhou Wellington.
“Discutimos as possibilidades de apoio do Exército nesse momento de crise, ouvimos algumas demandas do Estado e vamos analisar o que o Exército pode contribuir com a sociedade piauiense neste momento. Temos a questão das enchentes, hoje mesmo vamos enviar um efetivo a Barras para apoiar a população nessa situação, temos a situação do coronavírus, que colocamos nosso pessoal do posto médico à disposição para contribuir no estado e minimizar os efeitos desse vírus, e também vamos analisar uma solicitação do governador, que é a questão do controle das entradas no estado, nas divisas e no aeroporto, principalmente a questão dos ônibus clandestinos, que tende a subir um pouco devido à situação. Vamos fazer a análise de todas essas demandas, conversar com a Segurança Pública do Estado para saber realmente qual o efetivo necessário e vamos levar para nosso superior o mais rápido possível”, frisou o comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Márcio Costa.
O governador falou da necessidade do apoio do Exército para atuar junto à Defesa Civil, estadual e municipais, e o Corpo de Bombeiros na assistência às famílias atingidas pelas chuvas. “Será um apoio necessário neste momento. A prioridade são os municípios de Barras, Batalha e Piripiri, onde serão encaminhadas equipes que irão colaborar no enfrentamento às situações causadas pelas chuvas e cheias”, afirmou o governador.