Inaugurado no mês de janeiro, o Polo Têxtil de Piripiri teve a abertura remarcada para abril de 2021, devido questões relacionadas à pandemia da Covid-19. A data de funcionamento, que estava prevista inicialmente para maio deste ano, foi discutida durante uma reunião realizada em Piripiri na segunda-feira (30), com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Nerinho, representantes da Sefaz, Sebrae, CDL e 17 empresários do ramo de vestuário e confecção de Piripiri, Campo Maior, Piracuruca e Pedro II.
Na oportunidade, foi decidido que os comerciantes terão acesso às chaves dos boxes no dia 14 de janeiro e terão de dois a três meses para irem em busca de matéria-prima e darem início à produção. O espaço só será aberto para o público após a ida dos empresários e colocação dos produtos no local. “Por conta dos efeitos da pandemia, houve queda na matéria-prima e na produção. Portanto, vamos dar esse tempo aos lojistas para que possam se adequar e ofertar o melhor para os consumidores”, explicou Nerinho.
O Governo do Estado, por meio da SDE, se comprometeu a suprir financeiramente as necessidades de limpeza, administração, segurança e energia da estrutura do polo têxtil durante o primeiro ano de funcionamento. Também será feito investimento em divulgação para consumidores do Maranhão, Ceará e Pernambuco, que passam pelo trecho. “Há um estudo preliminar que mostra a média de 100 ônibus por semana na região indo para outros estados e queremos mostrar que eles podem parar e comprar o produto piauiense”, acrescentou o secretário.
A obra foi executada pelo Governo do Piauí, por meio da SDE com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Toda a instalação conta com condições de segurança e conforto, sistema de combate a incêndio, proteção contra descargas atmosféricas, câmeras de segurança, climatização de ambientes internos e banheiros adaptados.