A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) disponibilizou acesso à declaração de rendimentos 2020 dos servidores públicos do Estado. Este ano, a consulta será realizada por dois canais, no site da ATI (www.ati.pi.gov.br) e pelo Portal do Servidor, por meio do novo Sistema Integrado de Administração de Pessoas (Siape).

No site da ATI, o servidor deverá localizar a seção “Rendimentos”, clicar em cima do ícone e acessar a declaração desejada. A declaração de rendimentos 2020 engloba todos os créditos recebidos pelos servidores do Governo do Estado do Piauí do dia 01/01/2020 a 31/12/2020 gerados pelo sistema SFP.

O documento é necessário para a Declaração do Imposto de Renda 2021 que iniciou nesta segunda-feira (1º) e segue até o dia 30 de abril para entrega. Devem declarar o IR os contribuintes que obtiveram rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2020. O valor é o mesmo da declaração do ano passado.

Novo Sistema

Para os servidores que durante o ano de 2020 tiveram contracheques gerados pelo Novo Sistema Siape, as declarações desse período serão disponibilizadas pelo Portal do Servidor no endereço eletrônico https://portaldoservidor.pi.gov.br/login. “Devido a alguns ajustes que estamos finalizando no novo sistema, a declaração estará disponível no Portal do Servidor até o dia 10 de março”, explicou o coordenador de Sistemas da Informação da ATI, James Cleyton.

Anualmente, a Agência de Tecnologia do Piauí disponibiliza essa documentação, facilitando a consulta com base na matrícula e senha dos servidores estaduais. A declaração de rendimentos também engloba os créditos recebidos pelos servidores do Governo do Estado do Piauí em 2020, relativos a decisão da Justiça do Trabalho, decisão da Justiça dos Estados e recebimentos acumulados pagos pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).