O Governo do Estado acelera as obras de reforma do edifício Chagas Rodrigues, sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). O objetivo da intervenção é oferecer mais conforto e segurança aos servidores e visitantes do prédio, que é considerado marco da paisagem arquitetônica de Teresina.
A reforma consiste em pinturas, recuperação estrutural das lajes, na fachada dos cobogós, substituição de esquadrias antigas, além da implantação de novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, circuito de monitoramento eletrônico, sistema de combate a incêndio, dentre outros.
Inaugurado há 60 anos, o edifício de três andares foi tombado, em nível estadual, na década de 90. “Por ser um dos prédios mais antigos da capital, sua fachada não pode ser alterada. Então, criamos uma comissão de engenheiros, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para visitá-lo periodicamente e avaliar se a obra tem mantido o padrão existente, respeitando sua história”, explica o diretor-geral do DER-PI, Castro Neto.
Atualmente, as equipes finalizam acabamentos do terceiro pavimento para liberá-lo ainda neste mês. Em seguida, os trabalhos serão focados nos andares inferiores e térreo. “Concluímos a cobertura e estamos prestes a entregar o último piso para receber os servidores remanejados dos andares inferiores. Agora, focaremos no térreo e no primeiro pavimento”, explica Fabrizio Bezerra Feitosa, engenheiro fiscal do DER-PI.
A previsão de entrega da obra é para março de 2022. Com recursos próprios, foram investidos na intervenção cerca de R$ 3 milhões.
Localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa, Centro da capital, o edifício Chagas Rodrigues foi projetado pelo arquiteto carioca Maurício Sued. A estrutura foi uma das primeiras implantadas na cidade com estilo modernista, apresentando pilotis no térreo livre, escada helicoidal, cobogós e um painel do artista Genes Soares.