Cerca de 40 pacientes que necessitam de procedimentos neurológicos serão atendidos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) até o fim de abril. A iniciativa faz parte das Ações do Governo do Estado, por meio do Programa Saúde em Dia, que tem como objetivo acelerar ações, como a vacinação e cirurgias eletivas, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais.
Para o diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, a meta do Governo do Estado é zerar as filas por cirurgias eletivas até outubro deste ano. “Dessa forma, estamos tendo um maior apoio da Secretaria Estadual da Saúde, em insumos e equipamentos, possibilitando uma maior agilidade em todos os procedimentos”, explica o gestor.
Neste primeiro momento, serão chamados 40 pacientes que aguardavam na fila de espera do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul). Serão realizados procedimentos de clipagem de aneurismas, embolizações de aneurismas e angiografia cerebral.
O diretor administrativo do HGV, Anderson Silva, ressalta que a gestão tem trabalhado para ampliar os atendimentos. “No mês de março, conseguimos realizar 1.331 cirurgias, um aumento significativo de 18% em relação ao mês de fevereiro. Nesse período houve uma melhora dos insumos para o hospital, com ampliação do número de profissionais, como também, o funcionamento do centro cirúrgico aos fins de semana e feriados”, destaca Silva.