O governador Wellington Dias participou, por vídeo conferência, do evento de entrega de títulos de terra, que aconteceu nesta terça-feira (20), em Piracuruca. Foram beneficiadas 117 famílias dos assentamentos estaduais Araçás, Saco do Monte Belo e Santa Rita com títulos entregues pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).
A regularização fundiária era uma reivindicação antiga da produtores e agricultores familiares dos assentamentos. “Desde 1990, o Instituto elaborou um projeto de regularização. Depoi, retomou em 1992 e por conta de uma série de problemas de ordem jurídica não foi executado. Em 2018, abraçamos e finalmente ficou pronto para que essas famílias possam receber o documento de sua propriedade”, lembrou Wellington Dias.
A partir da regularização fundiária, as famílias poderão ter acesso a crédito, programas sociais e fazer investimentos para produzir nas terras. “Não é só a entrega de um título. Queremos contribuir para o desenvolvimento. Isso significa as condições de crescer, produzir. Afinal são comunidades que têm potencial. Então, espero que essas famílias um bom uso da propriedade”, disse o governador.
A regularização fundiária nos assentamentos contou com importantes parceiros, como a Prefeitura de Piracuruca e do Tribunal de Justiça do Piauí.