A população da zona Sul de Teresina recebeu, nesta segunda-feira (2), o Centro Cultural “Professor Manoel Paulo Nunes”, entregue pelo governador Wellington Dias. Localizado no bairro Vermelha, o centro irá funcionar no prédio do Conselho Estadual de Cultura, que foi totalmente reformado.

O imóvel foi adaptado para receber pequenos shows, circuito de artes e cinema, em parceria com o projeto Piauí Conectado. “Quem ganha é a cultura do Piauí porque aqui temos uma biblioteca, temos um auditório que está reformado e modernizado e irá permitir que a gente faça apresentações culturais e exibição de filmes. Além disso, fechamos uma parceria com o Piauí Conectado, que vai nos possibilitar aqui a exibição de filmes e as escolas do entorno do bairro Vermelha poderão frequentar”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

A sede do Conselho Estadual de Cultura foi totalmente reformada. A biblioteca ganhou acervo e o auditório recebeu som e tela de projeção para exibição de filmes. A proposta é de que o local se torne um espaço de cultura no bairro Vermelha e também adequado para receber projetos como o “Festival Intercolegial Som na Sul”, o “Circuito de Artes Cênicas de Teresina”, o “Cine na Sul” e o “Festival de Artes Visuais de Teresina”.

“O Estado do Piauí valoriza a cultura que é um instrumento em desenvolvimento, de elevação da autoestima. Somos um estado cultural do Brasil. O secretário Fábio Novo, juntamente com o presidente do Conselho e todos os conselheiros trabalham um plano estadual que coloca uma oportunidade de uma política firme e bem planejada para cultura no Piauí. Buscamos, além das parcerias que temos com os agentes culturais, recuperar nosso patrimônio cultural nas mais diferentes áreas: museus, bibliotecas, integração entre cultura e educação e com dia a dia da sociedade, por meio dos eventos que realizamos em todas as regiões do estado. Esse momento é importante,porque é, a partir do Conselho, com a presença das mais diferentes áreas, que temos a oportunidade de um plano de sucesso anual para uma cultura verdadeiramente casada com a necessidade e com a realidade do Piauí”, enfatizou Wellington Dias.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, falou sobre a importância do novo centro. “O ambiente cultural é o único equipamento da zona sul da cidade Teresina, é um patrimônio da cidade que está sendo devolvido para a sociedade. A ideia também é trabalhar com o jovem, principalmente da rede estadual de ensino, que possa consumir e entender os produtos culturais para que passe ser um hábito o consumo de música, artes visuais, teatro, ou seja, é o patrimônio da cidade que a gente gostaria de compartilhar com todos aqueles interessados em cultura”, disse.

Na oportunidade, foi lançada a edição nº 52 da Revista Presença, que homenageia o professor Paulo Nunes. A revista ainda traz o perfil de San Tiago Dantas, pelo jurista Celso Barros, uma reportagem sobre a reconstrução do Casarão do Olho d’água dos Negros; o perfil de João Oliveira; e matéria sobre o maior patrimônio paleontológico de Teresina: a Floresta Fóssil.

Casa dos Conselhos
Casa dos Conselhos