O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), entregou nesta segunda-feira (26), 14 novas Academias Acessíveis (híbridas) para 13 municípios piauienses.O projeto das Academias Acessíveis visa à instalação de equipamentos adaptados em espaços públicos para que pessoas com e sem deficiência possam praticar exercícios físicos ao ar livre.

O secretário Mauro Eduardo reforçou a importância da prática de exercícios físicos não só para as pessoas com deficiência, mas para todos. “Hoje estamos iniciando essa ação que vai atender municípios de todo o estado do Piauí, então estamos muito felizes participando dessa entrega que eu tenho certeza que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e da comunidade como um todo”, disse o secretário.

O ex-vereador da cidade de Valença do Piauí, Leonardo Nogueira, representou o município na solenidade de entrega das academias e expressou a animação de todos os presentes com o projeto. “Nós, dos 13 municípios, deixamos aqui a nossa gratidão e levaremos essa grande benfeitoria para as nossas cidades, o que irá ajudar as pessoas com deficiência e a comunidade em geral”, declarou Leonardo.

Em dezembro do ano passado, ocorreu a primeira etapa do projeto, com 14 cidades beneficiadas. Agora, mais 13 municípios do estado receberam os equipamentos, sendo eles: Anísio de Abreu, Jurema, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Piracuruca, Batalha, Jatobá, Sigefredo Pacheco, Paquetá do Piauí, Parnaíba, Valença do Piauí, Teresina  e União.

A aquisição das academias foi realizada através de recursos oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, mais contrapartida do governo Estadual, no valor de R$ 1 milhão.