Oferecer um espaço educacional com estrutura moderna e adequada às necessidades dos estudantes da Rede Pública Estadual é a missão do projeto Moderniza Seduc. Nesta sexta-feira (8), o Governador Rafael Fonteles e o Secretário da Educação, Washington Bandeira, visitaram as obras de reforma, ampliação, modernização e climatização da Unidade Escolar Nonato Valente, que integra o calendário de estruturação de escolas piauienses.

Com previsão de inauguração para o início de 2024, a escola ganhará quadra coberta, biblioteca, refeitório, sala de mediação tecnológica, novas salas de aula e laboratórios de informática e de ciências modernizados, para em breve ser transformada em tempo integral. O investimento é de R$ 1.408.461,00 (Um milhão, quatrocentos e oito mil e quatrocentos e sessenta e um reais).

De acordo com o secretário Washington Bandeira, muitas escolas passarão por reforma. “Muito em breve contaremos com a universalização do Tempo Integral nas nossas escolas da Rede Estadual e, para isso, é necessário que possamos melhorar ainda mais a estrutura dessas escolas para receber os alunos. O Piauí poderá contar com mais investimento em infraestrutura para os centros educacionais. É obra da Seduc acontecendo de norte a sul do Piauí”, comentou.

Durante a visita aos espaços que estão sendo reformados, o governador Rafael Fonteles reforçou que todas as escolas de Ensino Médio de Canto do Buriti passarão a ofertar o Ensino de Tempo Integral. “Isso vai revolucionar o padrão de ensino aqui no Piauí e Canto do Buriti não poderia ficar de fora disso”, afirmou Rafael Fonteles, acrescentando ainda que a escola também passará a ofertar Ensino Profissional e Técnico.

Visita ao CETI Beija Valente 

Aproveitando a passagem pelo município de Canto do Buriti, o Secretário Washington Bandeira visitou o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Beija Valente e conversou com a comunidade escolar. O gestor passou uma mensagem de incentivo, especialmente aos estudantes, para que se comprometam com os estudos como via de transformação social.

“São várias ações que estamos fazendo, como torneio de Matemática, Olimpíada de Português, mais simulados e avaliações internas, mais revisões e preparações para o Enem. Acredito que outra aposta que será de grande importância é a política de premiação em dinheiro das 50 melhores escolas com maiores notas no IDEB e no IDEPI. Ou seja, a Seduc tem promovido uma série de ações para fortalecer os índices de aprendizagem e isso deve se somar ao compromisso dos gestores, professores e estudantes”, incentivou Washington Bandeira.

 

Na ocasião, a estudante Geovana Bruno Meneses, da 3ª Série do Ensino Médio da escola, contou a experiência de ter sido medalhista de prata no I Torneio de Matemática das Escolas Públicas Estaduais. Ela participou da Jornada Especial da Matemática, uma semana imersiva com todos os premiados do torneio que ocorreu em Teresina, no mês de agosto. Além disso, a estudante vai receber uma bolsa de R$ 300,00 durante seis meses como forma de incentivo na continuação dos estudos. “Foi uma oportunidade de aproveitar os ensinamentos dos professores, que foram excelentes, além da troca de experiências com outros estudantes que foi muito significativa. É bom saber que o meu talento e o meu esforço no ambiente escolar têm esse reconhecimento do Governo Estadual”, comentou.

Com 144 alunos matriculados, o CETI Beija Valente também já está oferecendo o Ensino Profissional e Técnico, inicialmente com o curso de Programação de Jogos. E, em breve, os estudantes também contarão com os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital.