Em 2023, no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Governo do Piauí dará mais um passo rumo a um futuro mais sustentável, com o lançamento do maior programa de fortalecimento de ações de gestão ambiental da história do estado: o ECO Piauí. A iniciativa será realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e receberá investimento de R$ 47 milhões para a promoção de todas as ações planejadas pela pasta. O programa será lançado, nesta segunda-feira (5), às 11h30, no Palácio de Karnak.

O ECO Piauí é dividido em quatro eixos: Piauí no Clima, Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. As quatro frentes do programa contemplarão os 15 compromissos do plano de governo da atual gestão do Estado sob coordenação da Semarh.

“Trata-se de um programa inédito pela pauta ambiental no nosso estado, com ações bem planejadas e definidas, além de um investimento significativo para que bons resultados sejam garantidos”, destacou Daniel Oliveira, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Os próximos quatro anos serão marcados por notáveis avanços na preservação ambiental, e esse trabalho já começou”, completou o gestor.

Ainda durante a solenidade de lançamento do ECO Piauí, será entregue o primeiro Castramóvel do Estado, 100% gratuito, o Piauí Pet Castramóvel. Essa é mais uma iniciativa promovida por meio da Semarh, e conta com o apoio do deputado estadual dr. Hélio, que destinou emendas parlamentares para o projeto, e da vereadora de Teresina Thanandra Sarapatinhas. A ação funcionará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e protetores de animais.

Novos equipamentos e veículos também serão entregues à Semarh e à sociedade, pelo Governo do Piauí, no dia 5 de junho. Ao todo, 11 veículos para uso em ações da secretaria, inclusive fiscalização e pelas Diretorias de Licenciamento e Recursos Hídricos, além de 14 drones. A entrega faz parte das ações de fortalecimento do trabalho do órgão para uma atuação mais eficaz.

A pauta ambiental no Piauí também será fortalecida por meio da assinatura de sete decretos, além de termos de adesão a programas e órgãos parceiros das ações da Semarh.