O Governo do Estado vai trabalhar para entregar a obra da galeria na BR-343, na saída leste de Teresina, antes do período chuvoso. Foi o que afirmou, nesta sexta-feira (14), o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Leonardo Sobral, durante visita para acompanhar o início das obras.

“O prazo previsto pela construtora é de sete meses, mas vamos fazer um grande esforço para concluir os trabalhos antes de dezembro, quando começam as chuvas”, disse Leonardo Sobral. Com investimento de cerca de R$ 12,5 milhões, a galeria vai resolver, em definitivo, o problema de alagamentos na região, comuns quando há chuvas fortes.

Diretor do DER, Leonardo Sobral, visita obras da galeria da BR-343 (Gabriel Paulino)

Com a galeria, as águas do sub-bacia do Riacho Mandacaru, localizado próximo à área da galeria, serão drenadas diretamente para o rio Poti. A capacidade de vazão da água vai ser multiplicada por 20, passando de 7 metros cúbicos por segundo para 150 m³/s. “São cerca de 200 metros de galeria coberta e 50 metros de galeria aberta”, afirmou o diretor de engenharia do DER, Antônio Marcos.

A galeria pronta vai evitar futuros transtornos e consequente interdição da rodovia. Os serviços incluem, ainda, a recomposição da pavimentação asfáltica da Avenida Antônio Oliveira, no Bairro Gurupi.  O trecho em obras vai da altura do km 339,87 ao km 340,83 na BR-343.

Segundo o diretor-geral do DER, os serviços de implantação da galeria em uma das principais rodovias de Teresina vão garantir o escoamento natural do Riacho Mandacaru. O número de habitações na saída leste da capital tem crescido muito nos últimos anos, o que tem contribuído para o problema de alagamentos, já que a ocupação urbana interfere no escoamento da água.

Diretor do DER, Leonardo Sobral (Gabriel Paulino)