Os moradores do município de Barras, a 128 km de Teresina, vão receber vários serviços oferecidos por órgãos estaduais, no sábado (30). O Dia de Cidadania é promovido pelo Governo do Estado, coordenado pela Vice-Governadoria e será realizado na Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, no bairro Boa Vista.

A vice-governadora Regina Sousa explica que o objetivo é levar as ações do governo às pessoas que vivem nos lugares mais distantes e oferecer, em um só dia, vários serviços à população, como emissão de carteira de identidade, testes rápidos, aferição de pressão arterial, oficina de beleza e palestras. As crianças vão ter recreação e pintura de rosto.

Participam do evento as Secretarias da Segurança, Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Governo, Coordenadoria de Políticas Públicas paras as Mulheres e Defensoria Pública com o apoio da prefeitura do município.

Regina Sousa informa que o governo com essas ações objetiva agilizar o atendimento na emissão de documentos, como carteira de identidade e registro de nascimento. “O Piauí tem um índice grande de subregistro, mais de 5%  são pessoas que existem, mas não são registradas como cidadãs”, comenta a vice-governadora. Ela atribui esse índice à falta de cartórios em muitas cidades do estado e, por isso, o governo vai realizar essas ações, pelo menos duas vezes por mês. Já estão agendados Dias de Cidadania em São Raimundo Nonato, de 12 a 14 de dezembro, e em Baixa Grande do Ribeiro, de 18 a 21 de janeiro.

Além da emissão de documentos, Regina Sousa destaca a realização de testes rápidos, como de hepatite e HIV. “ Se o resultado for positivo, as pessoas são encaminhadas para tratamento”, explica a vice-governadora. Ela destacou que o Dia de Cidadania tem ainda o objetivo de ajudar na prevenção de doenças, repassando informações de como melhorar a qualidade de vida das pessoas com atitudes simples, como lavar as mãos antes das refeições e comer alimentos saudáveis.