Representantes das 17 Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)  participaram, na manhã desta quinta-feira (22), de uma assembleia geral que ocorreu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, participou do evento representando o governador Rafael Fonteles.

Rejane citou ações que o Piauí tem promovido para auxiliar na melhoria das Escolas Famílias Agrícolas. Uma delas, é um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para auxiliar na assistência técnica a agricultores familiares no Piauí.

“Nós apresentamos ao MDA uma proposta que estamos chamando de ‘Assistência Técnica Popular e Participativa’, que tem no seu bojo trabalhar com alunos egressos dessas escolas. Estamos propondo inicialmente um projeto de dois anos, que vai contratar 120 jovens das Escolas Família Agrícola (EFA), no primeiro momento 60, e no segundo ano, mais 60 para que a gente tenha pelo menos 10 jovens em cada território trabalhando com os agricultores familiares dentro dessa estratégia”, citou a gestora.

Foto: Geirlys Silva

Além disso, a secretária também falou que, em breve, será aplicado um mecanismo para que um percentual dos valores de emendas que são destinados à SAF seja direcionado para o fortalecimento das EFAs. “A ideia é que cada parlamentar que colocar uma emenda na secretaria, vai deixar um percentual, seja de kit de irrigação, de trator, o que for pedido, para que estes implementos sejam direcionados para fortalecer Escolas Famílias Agrícolas”, ressaltou a secretária.

No Piauí, existem 17 Escolas Famílias Agrícolas, que atuam na formação de filhos de agricultores familiares e ampliam as possibilidades de formação desses estudantes. As escolas fazem parte dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), que constituem uma articulação de redes de escolas que utilizam a Pedagogia da Alternância.

Implantadas desde 1985 no Piauí, as escolas estão distribuídas nos territórios de desenvolvimento do Piauí.

Maria Francisca de Lima, presidente da Associação das Escolas Famílias Agrícola do Piauí (AEFAP), disse que o objetivo do evento foi apresentar os potenciais e necessidades das EFAs. “Nós viemos com o objetivo de mostrar as potencialidades dessas 17 EFAs, e mostrar também as necessidades que nós temos para dar continuidade aos trabalhos que a gente vem realizando aqui no Piauí. Nós trouxemos reivindicações, desde testes seletivos, melhorias salariais, e apoio nos projetos produtivos no campo”, finalizou a presidente.