O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizará, nesta sexta-feira (10), uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. O evento será realizado, a partir das 19h, no memorial Esperança Garcia, com entrada gratuita.
Na ocasião, oito pessoas serão homenageadas com o Prêmio Estadual Direitos Humanos, destinado a personalidades, órgãos e entidades que se destacaram pelos serviços prestados na promoção e defesa dos direitos humanos. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), também serão premiadas.
Quem passar pelo memorial ainda poderá conferir apresentações de artistas, de comunidades de terreiro, do movimento LGBTQI+, além do show da cantora Dandinha. Na entrada serão exigidos a apresentação da carteira de vacinação e uso de máscara.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos marca a oficialização da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Nesse momento de crise que estamos vivendo, se faz necessária a realização de ações que valorizem os defensores dos direitos humanos, no sentido da valorização da vida e da paz. Neste ano estamos trabalhando com a cultura, pois entendemos que também é um direito humano. Todos estão convidados para participar desse belo evento”, disse a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga.