O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta terça-feira (23), com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles e a vice-governadora, Regina Sousa, para elaborar um plano de intervenções nas rodovias que cortam o Estado. A ordem é retomar, o mais rápido possível, as obras cujos cronogramas forma suspensos e iniciar manutenções nas PIs mais prejudicadas em diferentes regiões.

“Até 2021, queremos comemorar a marca de todas as cidades do Piauí ligadas por asfalto. Precisamos aproveitar esse período sem chuvas e agilizar o trâmite burocrático para iniciarmos as obras”, declarou Dias.

A maior fonte de recursos para as intervenções é o Orçamento Geral da União (OGU). Pelos cálculos da Seplan, há R$ 236 milhões já conveniados junto à Caixa Econômica Federal, a serem aplicados em 1.800km de estradas.

“Até a próxima semana, estamos finalizando os projetos elaborados, considerando uma vida útil e qualidade satisfatórias, dentro do que foi requerido pelos parlamentares da bancada federal piauiense que destinaram emendas”, adiantou Severo Eulálio Filho, diretor de engenharia do DER.

Com outras fontes de recursos, o Estado pretende realizar recapeamentos e operações tapa-buracos em aproximadamente 2.000 quilômetros de rodovias estaduais. O DER está elaborando um mapa com os trechos mais críticos para definição da ordem das intervenções. Entre as cidades contempladas com as obras foram citadas Campo Maior, Castelo do Piauí, Floriano, Itaueira, Canto do Buriti, Morro Cabeça no Tempo, Curimatá, Caracol, Guaribas, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, entre outras.