O Hospital Getúlio Vargas (HGV) reativou o Serviço de Histeroscopia Diagnóstica para visualização do canal cervical e, especialmente, a cavidade do útero. O exame, que somente era realizado na rede privada e no Hospital Universitário (HU), agora também poderá ser realizado no HGV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita. No início serão realizados oito exames, mas a meta é alcançar 24 por mês.
Segundo o coordenador da Clínica Ginecológica do HGV, Pedro Vitor, a histeroscopia diagnóstica é um exame realizado pelo ginecologista que serve para visualizar e estudar a cavidade uterina (interior do útero), sem necessidade de realizar qualquer incisão cirúrgica.
“Este exame é efetuado por meio de um aparelho (histeroscópio), que permite observar a vagina, o canal cervical (colo do útero) e a cavidade uterina, através de uma câmara (videohisteroscopia). Assim, a histeroscopia diagnóstica é um exame de imagem que permite fazer o diagnóstico clínico de algumas patologias (doenças) do útero”, explica o ginecologista e mastologista Pedro Vitor.
O equipamento foi adquirido por meio da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), órgão que gerencia o HGV.