Durante três dias, profissionais enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Getúlio Vargas (HGV) que atuam na área da Covid-19 passaram por capacitação com o objetivo de reforçar e aprimorar os cuidados relacionados a pacientes graves. O treinamento foi dividido em três turmas, cada uma em duas etapas: teoria e prática.

Por conta das recomendações de se evitar aglomerações de pessoas, como parte das medidas preventivas e necessárias para a contenção da Covid-19, as turmas foram divididas em pequenos grupos, todos com máscaras e respeitando a distância recomendada.

Na programação, foram abordados temas como uso adequado do monitor multiparamétrico e parametrização do ventilador mecânico, balanço hídrico no paciente crítico, manuseio de bomba de infusão e manuseio adequado do carro de emergência, monitorizarão hemodinâmica invasiva e não invasiva, dentre outros.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HGV, Leila Veras, as capacitações são indispensáveis para os profissionais de saúde que atendem pacientes acometidos pela Covid-19. “Essas atividades já são rotina no hospital. O que buscamos é deixar todos que estão na linha de frente sempre atualizados e mais bem preparados. O que reflete positivamente no atendimento e segurança de todos”, pontua Veras.

Serviços gerais

Os profissionais que trabalham no Serviço de Limpeza da área Covid-19 foram capacitados sobre higiene e limpeza. Durante dois dias, o treinamento abordou temas como paramentação e desparamentação de EPIs, técnicas de limpeza e desinfecção do ambiente, metas de segurança e medidas de precaução da doença.