O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta segunda (10) e terça-feira (11), o treinamento dos profissionais do Serviço de Limpeza sobre Desinfecção do Ambiente Hospitalar na Prevenção de Bactérias Multirresistentes. Ação dá seguimento à programação de capacitação continuada da unidade.

 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGV, Leila Veras, o processo de limpeza e desinfecção exigem técnicas que, unidas, têm o objetivo de tornar o ambiente mais seguro, livre de contaminações para colaboradores e, principalmente, para pacientes.

“Diante do quadro atual de pandemia e com o HGV funcionando como referência no atendimento de pacientes com a Covid -19, a atuação desses profissionais ganha ainda mais relevância”, acrescenta Veras.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGV, Juliana Odorico, explica que a limpeza e desinfecção do ambiente hospitalar é uma das principais medidas de prevenção da disseminação das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (Iras).

“É importante, por exemplo, que o paciente com Covid-19 não venha adquirir outras infecções, pois comprometeria ainda mais seu quadro clínico. O objetivo é capacitar a equipe nas melhores práticas de higienização hospitalar e evitar a transmissão de outras infecções, principalmente por bactérias multirresistentes”, completa Odorico.

A atividade ocorrem no auditório e a organização é do NEP, com a colaboração da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Setor de Higienização.