Como participante do Projeto de Cuidados Paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS), do Programa Ministério da Saúde, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebe, nesta semana, a primeira visita técnica do Projeto.

A iniciativa visa capacitar as equipes do HGV e implementar protocolos de Cuidados Paliativos no hospital, ambulatório de especialidades e atendimento domiciliar no decorrer do ano de 2023.

A diretora técnica do HGV, Maria Helena Santos, explica que o HGV está iniciando o Projeto para melhorar a assistência aos pacientes. “É muito importante a assistência em saúde na terminalidade da vida. É um projeto em que os profissionais vão ser capacitados para prestar toda a assistência de conforto, tanto na qualidade de vida na morte, como em toda a assistência hospitalar, principalmente, no resgate de emoções para a família”, explica a médica.

Desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi – SUS) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Projeto tem por objetivo capacitar profissionais e programar protocolos de Cuidados Paliativos em hospitais, ambulatórios de especialidades e atenção domiciliar.