O Hospital Getúlio Vargas (HGV), desde que implantado o Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS), por meio do Centro de Testagem, já realizou 5.541 testes para detectar o novo coronavírus em profissionais de Saúde, Segurança Pública, pacientes e acompanhantes. Dos testes realizados, 4.999 foram negativos e 545 apresentaram resultados positivos. Os dados são do Laboratório de Análises Clínicas do HGV, referente ao período de 17 de abril a 7 de julho.
Destes 5.541 testes realizados para o Sars-Cov-2, 3.613 foram realizados em funcionários do HGV, 1.238 profissionais da Segurança Pública e 690 em pacientes e acompanhantes. Dos 3.613 testes realizados em profissionais de saúde, estão inclusos os testados e os retestados (profissionais que fizeram mais de uma vez o teste). Desses, 390 foram positivados; e dos 1.238 profissionais da Segurança testados, 129 também apresentaram resultado positivo.
O HGV também realiza o teste em todos os pacientes e acompanhantes que são admitidos no hospital. Dos 690 pacientes e acompanhantes testados, 77 foram positivos. Para a coordenadora do Laboratório, Lilibeth Sales, esses 77 pacientes positivos não estão inclusos os que já vêm referenciados de outros hospitais com o laudo positivo.
O HGV possui, no momento, 1.834 servidores ativos, desses, 390 foram diagnosticados com Covid-19, por meio do NAS, entre abril e junho, representando uma taxa de 21%.
Segundo a coordenadora do NAS, Cleidiane Pinheiro, o núcleo realiza o rastreamento de profissionais assintomáticos por meio de retestagens periódicas, bem como o afastamento do trabalho e acompanhamento dos servidores com sintomas de infecção respiratória, viabilizando o diagnóstico precoce da Covid-19.
“Desde que o NAS foi implantado, temos oferecido suporte e o cuidado necessário aos nossos servidores diante das repercussões que a Covid-19 nos apresenta. Além disso, assumimos uma responsabilidade social no contexto da pandemia, atendendo aos familiares dos nossos servidores e profissionais de várias instituições estaduais que não possuem estruturas para testagem”, explica a coordenadora.
O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, informa que o HGV é o único hospital que disponibiliza um atendimento exclusivo ao servidor, com consultas, exames e análise do material coletado. “A primeira providência que tomamos quando o Governo do Estado determinou que, também, seríamos referência para os casos da Covid-19, foi implantar um Núcleo para atendimento, exclusivo, dos colaboradores que estariam na linha de frente. Este foi o primeiro passo, que foi providenciar um local para acolher e tratar o servidor”, explica o gestor.
Segundo Gilberto Albuquerque, todos os profissionais positivados foram acolhidos e tratados pelo NAS do próprio HGV. “A maioria que deu positivo já foi tratada e retornou ao trabalho”, completa o diretor.