A equipe de captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na terça-feira (15), dois procedimentos simultâneos, nos quais foram captados os rins, fígados e córneas. Os doadores foram dois homens, de 25 e 37 anos, que tiveram morte encefálica devido a traumatismos crânio encefálico (TCE). Os órgãos e tecidos corneanos foram doados mediante autorização das famílias, após a realização de todos os testes comprobatórios necessários. Dois rins e duas córneas serão transplantados, nesta quarta-feira (16), no próprio HGV, beneficiando pacientes da fila de espera no Piauí. Neste ano, já foram registradas nove múltiplas captações.
O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que o hospital conta com uma equipe muito bem preparada para a realização desses procedimentos. “Com estes dois transplantes, por exemplo, contabilizaremos 16 transplantes renais realizados este ano. Enquanto durante todo o ano passado foram 17. Nossa expectativa é superar essa marca o mais breve possível”, pontua o gestor.
O coordenador de enfermagem da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), Gilson Cantuário, destaca que “mesmo diante de todas as dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19, o HGV se mostra preparado e avança no processo de retirada multiorgânica e na geração e realização de transplantes de rim e córnea”.
As ações são realizadas por meio da Central de Transplantes do Piauí, Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) e Centro Cirúrgico do HGV.