O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (24), um mutirão de exames de colonoscopia para pacientes que estavam aguardando na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa teve a parceria do Grupo de Estudo de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB).

O objetivo, segundo o diretor-geral, Osvaldo Mendes, foi reduzir o tempo de espera por este procedimento no hospital. Foram realizados 20 exames somente em um único dia. “Vamos continuar ofertando todos os meses para pacientes que precisam e estão aguardando em fila”, explica o gestor.

Uma das pessoas atendida foi a aposentada, Cleidimar Ferreira Ximenes, 58 anos, que estava aguardando pelo procedimento há um ano e cinco meses. “Estou satisfeita, pois consegui fazer o exame, tenho sofrido com diarreia constante e o médico solicitou o exame para fazer o diagnóstico. Graças a Deus que deu certo”, conta aliviada.

O mutirão está sendo coordenado pela gastroentelogista e coordenadora da Clínica Médica, Jozêlda Lemos Duarte, e tem a participação dos médicos: Maria Helena Silva, Daniel Dutra, Darla Ramos e Haroldo Lopes. Além do anestesista Jakson Fonseca, da enfermeira Sônia Machado e de técnicos. Também participam os médicos residentes Celso Soares, Rudson Carneiro, Edvaldo Júnior e Samuel Oliveira e os acadêmicos de medicina da Uespi, Marcos Martins e Lucas Araújo.

Segundo Jozêlda Duarte, os pacientes foram pré-selecionados por meio de exames clínicos que constataram a suspeita de doenças inflamatórias intestinais.