Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebe a segunda visita dos consultores do Hospital Sírio-Libanês, Alex Okamura e André Gusmão. Durante dois dias, eles estão mapeando os processos do hospital para identificar os principais problemas e montar estratégias para agilizar o trabalho e atender mais pacientes no HGV. A visita faz parte da programação do Projeto Lean nas Emergências ao qual o Getúlio Vargas faz parte.

Alex Okamura explica que o Lean não trabalha com aumento de recursos, compra de equipamentos e contratação de pessoas. “O foco do projeto é tornar os processos eficientes. Por exemplo, quando mapeamos o hospital, percebemos que não é falta de pessoas e nem equipamentos. Pessoas e equipamentos o HGV tem, o que precisa é melhorar a organização dos processos de trabalho”, destaca o consultor.

“Nosso foco agora é o mapeamento de processos, desde a entrada do paciente até a saída dele do hospital. A gente mapeou os processos nessa segunda (9) e identificamos os “gargalos”. Identificamos que os principais gargalos do HGV são a demora para a realização das cirurgias e alguns exames para serem realizados. Quando você mapeia o hospital, percebe que o paciente passa mais tempo esperando que em tratamento. Então, o nosso foco vai ser tornar mais eficiente o processo e, consequentemente, atender mais e melhor”, explica Alex Okamura.

Ele destaca que a primeira visita foi focada na metodologia japonesa 5S – Seiri: senso de seleção; Seiton: senso de organização; Seiso: senso de limpeza; Seiketsu: senso de conservação; Shitsuke: senso de autodisciplina. A metodologia é aplicada para conhecer e analisar as etapas de produção de cada processo, a fim de apontar oportunidades de melhoria que podem estar diminuindo a produção, aumentando os gastos ou que contêm falhas que devem ser corrigidas para otimizar ao máximo a produtividade.

Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, o Getúlio Vargas é o primeiro hospital retaguarda do Brasil a fazer parte do Projeto Lean. “A iniciativa vai tornar o HGV mais eficiente, com os mesmos recursos humanos e financeiros que possuímos”, explica o gestor.

O Hospital Getúlio Vargas está entre as 40 unidades selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências. A iniciativa, que entra em seu quarto ciclo, busca otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva, melhorando o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).