O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu um equipamento para realizar exame de Urofluxometria e Estudo Urodinâmico. O equipamento foi adquirido com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH).
Para o médico Benjamim Carvalho, urologista responsável pelo setor de urodinâmica do HGV, o exame é de grande importância na avaliação do funcionamento da bexiga. “Avaliando o comportamento da bexiga nas fases de enchimento e esvaziamento, em homens ou em mulheres, o exame auxilia na decisão sobre cirurgias de desobstrução da próstata ou de correção de incontinência urinária, por exemplo. Já o exame de Urofluxometria permite estudar a força da saída do jato urinário, bem como o volume de urina eliminada durante a micção”, explica o médico.
O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, destaca que o novo equipamento vai possibilitar o aumento do número de pacientes beneficiados. “Serão realizados uma média de 14 exames por semana, sendo dez de Fluxometria e quatro de Estudo de Urodinâmica”, destaca o gestor.