Unidade de saúde referência em atendimento humanizado e de excelência na região da Planície Litorânea, no norte do Piauí, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) vem ampliando a oferta de atendimentos de alta complexidade. Em 2022, por exemplo, foram inaugurados os serviços de neurocirurgia e cirurgia pediátrica 24 horas para a população.
“Por conta da ampliação da disponibilidade, conseguimos reduzir a transferência de pacientes que antes procuravam por esses serviços. Além de sermos uma unidade porta aberta, hoje conseguimos ofertar obstetrícia, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia geral e pediátrica”, explicou o médico Anísio Barroso, diretor-geral do Heda.
Mesmo com mais atendimentos, o hospital reduziu o índice de superlotação e registrou queda de 63% na taxa de infecção hospitalar no mês de novembro de 2022. “Em 2021, iniciamos o projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, proporcionando o rodízio dos leitos e enfrentamento da superlotação”, explicou o diretor.
O Heda também oferece outros importantes serviços, como de anestesiologia, gastroenterologia pediátrica, intensivista pediátrico, ortopedia, radiologia, gastroenterologia, geriatria, otorrinolaringologia, obstetrícia, reumatologia, clínica geral, cardiologia, intensivista adulto, neurologia, oncologia, psiquiatria e urologia.
O hospital ainda conta com clínica cirúrgica equipada com consultórios, salas de raio-X, ultrassom, medicação, enfermarias, centro cirúrgico, centro obstétrico e neurológico, bem como leitos de pronto socorro, de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e de Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucin).
Outro serviço de destaque do Heda diz respeito aos protocolos e à unidade exclusiva para atender casos de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM). No ano passado, o hospital estadual se destacou pela excelência e foi a unidade de saúde pública que mais realizou procedimentos de trombólises em todo o estado.
Atendimentos
Em média, o Heda realiza cerca de oito mil atendimentos mensais a pacientes de Parnaíba e outras 33 cidades piauienses, bem como do Maranhão e do Ceará. Só no último mês de janeiro, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde realizou um total de 483 procedimentos cirúrgicos, uma média de 28 cirurgias neurológicas e 23 pediátricas por mês.
“Temos como prioridade e meta da nossa gestão, a otimização dos serviços disponibilizados pelo hospital. Outro objetivo é zerarmos a fila de cirurgias. Já estamos providenciando a reforma e ampliação do hospital, que está em fase de aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal”, concluiu Anísio Barroso.