Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que realizará captação de córneas. É o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. A notícia foi divulgada, nessa terça-feira (29), pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com as médicas Maria de Lourdes Veras, coordenadora da Central de Transplante do Estado do Piauí, e Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Florentino Neto explica que a Secretaria da Saúde organizou um treinamento para capacitar os servidores que irão atuar na captação de córneas. “Temos uma equipe multidisciplinar devidamente capacitada para fazer a captação. Dessa forma, iremos aumentar o número de transplantes de córneas realizadas no estado do Piauí em mais de 50%. Neste momento, estamos implantando essa unidade em Parnaíba, mas pretendemos implantar outra no Sul do Piauí, para, assim, descentralizar esses serviços no nosso estado e aumentar o número de transplantes de córneas”, destaca o secretário.
Hoje, no Piauí, 380 pessoas estão à espera de um transplante de córnea. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dia quando o órgão for disponibilizado”, explica Lourdes Veras.
A coordenadora diz ainda que a nova unidade aumenta as chances de quem está na lista de espera. “A Secretaria da Saúde dá um grande passo para que possamos aumentar o número de transplantes de córnea. Hoje, o estado possui uma lista de 380 pessoas aguardando uma córnea, e, com essa perspectiva de iniciarmos no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, a capacitação de córneas, o nosso objetivo é aumentar o número dessas captações para que possamos aumentar o número de transplantes. Essa descentralização é um passo importante para, no fim do ano, ter um número de pacientes transplantados de córneas bem maior”, afirma Veras.
“Nós, enquanto Diretoria de Organização e Descentralização Hospitalar da Sesapi, estamos bastante satisfeitos pela implantação desse novo serviço no Hospital Dirceu Arcoverde, visto que é de grande importância para poder reduzir a fila da necessidade de transplante de córnea no Piauí e mostrar as regiões de saúde cada vez mais organizadas e cada vez mais resolutivas”, conclui Joselma Oliveira.
Na Rede Pública Estadual da Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV).