O hospital Regional Justino Luz, em Picos, recebeu a doação de dez capacetes Elmos do Rotary Club. Com eficácia comprovada no tratamento de pacientes em fase leve e moderada de Covid-19, o equipamento tem ajudado no tratamento de pessoas com a doença.
A iniciativa solidária é uma parceria do Rotary Club de Fortaleza Alagadiço e o Rotary Club de Picos. “A entidade fez a compra de 150 capacetes e distribuiu entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. No nosso estado as cidades beneficiadas foram Teresina, Parnaíba e Picos”, destaca a presidente do Rotary Club de Picos a empresária, Luzinete Medeiros.
O Hospital de Picos treinou a equipe para o manuseio do equipamento. Durante o ato de entrega, a diretora do Hospital Justino Luz, Samara Sá, agradeceu a doação e destacou a grande importância do uso do Elmo no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória.
“Os pacientes têm uma melhor resposta ao tratamento, se comparados à outras técnicas de ventilação não invasiva ( VNI). Isso porque o paciente pode ficar o dia inteiro com o equipamento, inclusive durante a alimentação. Ele oferece a oxigenação necessária para evitar a intubação”, destaca Samara.
O presidente da Fepiserh, órgão que administra o Hospital Justino Luz, Ítalo Rodrigues, afirma que o tratamento da Covid-19 no Hospital vai melhorar com a chegada dos capacetes. “O uso do Elmo, segundo dados divulgados em sua fase de teste, fez com que 60% dos pacientes não precisassem de internação em UTI e intubação, um processo mais invasivo de respiração mecânica para casos graves. Isso, aliado ao excelente tratamento da Covid-19 já desenvolvido no Justino Luz, vai acelerar a recuperação das pessoas assistidas atendidas no Hospital”, destaca.