A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), realiza, na quinta-feira (7), a campanha Novembrinho Azul. Será das 8h às 16h, no Hospital Infantil Lucídio Portela. O projeto foi criado pelo uropediatra Djalma Ribeiro Costa e é a versão infantil do Novembro Azul. O objetivo é promover e conscientizar sobre a saúde masculina desde a infância, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante o evento, serão realizados atendimentos com urologistas, vacinação para HPV, exames de imagem, acolhimento familiar por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
De acordo com Djalma Costa, sobre as doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência, infelizmente vivemos uma realidade muito triste. “Doenças frequentes e encaradas como simples, como a fimose, o testículo não descido, a infecção urinária, incontinência urinária ou a enurese noturna na infância e na adolescência podem se tornar grandes problemas na vida adulta”, explica o médico.
O Projeto Novembrinho Azul já virou lei estadual 7.224 de 2019 de autoria do deputado Gessivaldo Isaías e publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí em 19 de junho de 2019, sendo copiado por outros estados.
Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, são necessárias políticas públicas de saúde masculina na infância e na adolescência, preparando o cidadão para uma vida adulta mais saudável e mais produtiva economicamente. “Nossa missão é tornar todas as crianças e adolescentes masculinos do Piauí em homens adultos saudáveis”, diz gestor.