O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) completou 50 anos nesta quinta-feira (27). Durante a solenidade comemorativa, realizada no prédio administrativo da unidade de saúde, foi inaugurada a galeria dos diretores do hospital, homenageando todos os profissionais que já participaram da gestão do hospital e contribuíram com a evolução do seu trabalho ao longo de cinco décadas.

Jurandir Martins, diretor do hospital, destaca que a unidade vem sendo protagonista perante a saúde pública do Estado em momentos essenciais dos seus 50 anos, deixando em destaque a sua atuação no atendimento da população e a aprovação por parte dos usuários.

“Historicamente, o hospital deu grandes saltos de evolução e se mostrou como referência durante períodos de epidemia como meningite, cólera, Aids, influenza e Covid-19, onde tivemos um papel fundamental no enfrentamento à pandemia. Continuamos agora com o trabalho de melhorar e expandir cada vez mais os serviços do nosso hospital”, destacou o diretor.

Após a inauguração da galeria de diretores da unidade foi realizado o corte simbólico do bolo, marcando a celebração dos 50 anos da unidade. O evento também contou com a participação da banda da Polícia Militar para celebrar o momento.

“Este é um momento de reconhecer as contribuições que o Hospital Natan Portella já trouxe para o nosso Piauí, mas também de reforçar o nosso compromisso de continuar melhorando seus serviços”, fala o superintende de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Fundado em julho de 1973, o IDTNP é referência em prevenção e tratamento das doenças tropicais e infectocontagiosas, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde pública das comunidades afetadas por essas doenças.

O IDTNP iniciou suas atividades em 1973, mas, o seu pleno funcionamento só iniciou no ano seguinte, quando o estado do Piauí enfrentou uma grave epidemia de meningite. A necessidade urgente de um espaço especializado para atender à população acometida por essa doença levou o IDTNP a entrar em operação, desempenhando, a partir desse momento, o papel de Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC) – antigo nome do hospital.

Fonte: ascom sesapi