Através do Programa Viva Melhor Iaspi, aconteceu nesta quinta feira (16), uma roda de conversa sobre a importância do sono. A Semana do Sono ocorre de 13 a 17 de março e, na oportunidade, a psicóloga Kyslley Urtiga abordou recomendações, com base em evidências científicas do Conselho Global de Saúde do Cérebro, para a garantia da saúde do sono e do cérebro para adultos, idosos, adolescentes e até mesmo crianças.
Especialista em Medicina do Sono, a Dra. Kyslley abordou a relação entre uma noite tranquila de sono e envelhecer bem, a necessidade do adolescente de dormir mais, os problemas da insônia e da apnéia, dentre outros distúrbios. “A principal causa dos distúrbios do sono, em nossa sociedade moderna, são as redes sociais”, destacou.
“A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa, com a idade, mas atualmente, as pessoas não ‘desligam’ das redes sociais, levando o celular para a cama, prejudicando a qualidade do sono. É preciso melhorar o nosso comportamento para melhorar a qualidade do nosso sono”, aconselhou.
A psicóloga abordou ainda os fatores que ajudam, ou não, a pessoa a ter uma boa qualidade de sono, as doenças que podem ser provocadas por uma qualidade ruim de sono, sintomas de distúrbios do sono, recomendações para dormir bem e tratamentos para garantir um sono de qualidade.
O encontro faz parte do programa Viva Melhor Iaspi, implantado com o objetivo de trazer informação de qualidade em saúde para os servidores públicos, incentivando o autocuidado, hábitos mais saudáveis e a prevenção de doenças.
Os servidores aproveitaram o evento para tirar dúvidas, trocar ideias e obter orientação sobre como ter um sono de qualidade. A psicóloga deu dicas e lembrou que, após a devida identificação do problema, o tratamento pode precisar do apoio de outros profissionais como neurologista.
O Iaspi saúde disponibiliza através do programa Trans-forma-ação, que forma grupos específicos de servidores públicos para terapia de grupos, incluindo o tratamento de distúrbios do sono.
Mais informações sobre sua rede credenciada estão disponíveis no site, através do link www.iaspisaude.pí.gov.br