O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi/Plamta) trabalha para ampliar o número de leitos junto a rede privada, tendo em vista a necessidade de assegurar a assistência médica hospitalar no tratamento Covid a seus usuários e dependentes, diante do aumento dos casos de Covid e da fata de leitos nos hospitais, que vem levando ao aumento da lista de espera para vagas de UTI.

Com esse objetivo, a diretoria do Instituto está em permanente diálogo com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi), em reuniões que envolvem também o Ministério Público (MP) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), chamados a participar das negociações, já que houve questionamento com relação a redução no número de leitos disponibilizados para Covid em toda a rede.

“A situação de falta de leitos é uma realidade não apenas no Piauí, mas em pelo menos outros 18 estados que vivem um momento crítico. De nossa parte, buscamos amenizar a situação, restringindo as cirurgias eletivas, conforme determinação dos últimos decretos estaduais, para liberar os leitos para tratamento da Covid. Também estamos nos prontificando a contratar novos leitos nos moldes de chamamento público feito pela Sesapi (Secretaria de Saúde do Estado)”, expica Daniele Aita, médica oncologista, diretora geral do Iaspi.

Com sensibilidade, empenho e esforço, o Instituto busca a contratação de novos leitos para tratamento de Covid e estabelece valores de até 40% a mais do que vinha sendo oferecido à rede credenciada para leitos Covid, buscando manter ajustada a relação com a rede credenciada e visando um acordo entre o aumento de custos dos hospitais nessa pandemia e a capacidade de pagamento do Plamta.

O Plamta é o maior plano de saúde do Estado, com mais de 208 mil vidas, e oferece aos usuários a mesma rede hospitalar à disposição de outros planos, embora com uma arrecadação bem menor. Nesse momento crítico, Iaspi Saúde e Plamta, seguindo as normas de segurança da saúde e distanciamento, mantém atendimento diário, das 7h30 às 12h30, trabalhando para enfrentar esse momento delicado pelo qual passa a saúde com o aumento dos casos de Covid.

”Desde o início da pandemia estamos buscando redobrar os esforços para através do diálogo transparente e constante, em parceria com a rede credenciada, achar soluções que possam nos ajudar a atravessar essa crise e garantir a assistência médica hospitalar. Isso implica pagamento justo aos hospitais com a contribuição que o segurado possa pagar, de modo que seja assegurada a saúde financeira do Instituto, sem detrimento da assistência ao nosso segurado, garantindo a manutenção do sistema”, enfatiza Daniele Aita.

É importante destacar também que o Instituto segue em dia com o pagamento da rede credenciada, conforme contrato assinado e cronograma firmado com os hospitais.