A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/PI) inaugurou, nesta sexta-feira (14), a nova sede do Instituto de Identificação no município de Parnaíba, litoral do estado. O novo posto está localizado na Rua 5 Conjunto Igaraçu, Cohab s/n bairro Rodoviária.
“Desde o momento que aqui deixou de funcionar a delegacia, nos preocupamos com esse espaço, funcionou temporariamente a audiência de custódia. Agora estamos atendendo ao anseio da população com um novo posto de atendimento do Instituto de Identificação. Em um local adequado, as pessoas podem solicitar a primeira ou segunda via do RG, vindo apenas uma vez levando sua identidade no mesmo dia. A partir do dia 1º março já vamos expedir a nova cédula de identidade. Quem mora mais próximo à Praça da Graça continua sendo atendido lá, e temos a expectativa de um terceiro posto, onde a Secretaria da Administração deve inaugurar um Espaço da Cidadania na cidade”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu.
O novo posto funcionará de segunda a sexta-feira. Primeira e segunda via serão expedidas e entregues no mesmo dia, com exceção de segunda via em que os dados do cidadão não estejam atualizados no sistema. Nesse caso, a entrega será feita em cinco dias úteis.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Juarez Gonçalves, a princípio o posto funciona no horário da manhã, de 7h30 às 13h30. “Com o novo posto, a capacidade será ampliada em, pelo menos, três vezes, com 100 atendimentos diários. Esse posto é mais um, os outros postos continuam atendendo, sem descontinuidade do serviço”, ressalta o diretor.
Em Parnaíba, a população pode contar ainda com outro posto localizado no Espaço da Cidadania, na Praça da Graça. Ainda no litoral, em Luís Correia o cidadão pode expedir a 1ª e 2ª via no posto localizado ao lado da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur).
Documentação para emitir a 1ª via do RG:
– Cópia da certidão de nascimento;
– Duas fotos 3X4 (orelhas amostra e fundo branco);
– Comprovante de residência (original e cópia);
– Se for menor que 18 anos, estar acompanhado do responsável;
– Se tiver CPF, levar cópia.
Documentação para expedição da 2ª via:
– BO (boletim de ocorrência);
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Comprovante de residência ou original ou cópia autenticadas);
– Duas fotos 3X4;
– Pagamento de taxa no valor de 17,65;
Caso de troca – solteiro(a) para casado(a):
– Certidão de casamento;
– Comprovante de residência (originais ou cópias autenticadas);
– Duas fotos 3X4;
– Pagamento de taxa no valor de 17,65;
Caso de alteração de casado(a) para solteiro(a):
Certidão a casamento com a averbação;
– Comprovante de residência (original ou cópias autenticadas);
– Pagamento de taxa no valor de 17,65.