O Grupo de Pesquisa Esperança Garcia, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Prof. Barros Araújo, em Picos, promove, no dia 26 de setembro, às 19h, uma atividade de extensão com o tema “Mulheres Negras e a Promoção da Igualdade Racial“.

Aberta ao público na plataforma Google Meet, a palestra será mediada por Letícia Oliveira, aluna do curso de Pedagogia da Uespi, campus Possidônio Queiroz (Oeiras), com a presença da advogada Carmem Lúcia, que atua na defesa dos direitos da população negra, vitimas de violência doméstica e comunidade LGBT+.

“Vamos falar da construção histórica da mulher negra diante dos processos segregacionista brasileiros até a contemporaneidade. Além disso, será abordado algumas agressões que sofremos diante da sociedade”, explica a estudante Letícia Oliveira.

Segundo o coordenador do GPEG, professor Elvis Marques, a cada mês até o final do ano, será idealizada uma palestra referente aos projetos de extensão formados no Grupo. Sendo o tema escolhido para o mês de setembro “A outremização do sujeito negro periférico: consciência sociopolítica e reconhecimento de garantias de direitos fundamentais na construção do revide no Piauí”.

“A gente pretende realizar outras palestras, encontros e discussões no mesmo formato com temáticas que abordam questões de mulheres negras. Nossa ideia é que ao final seja feito um Ciclo de Palestras que giram em torno dos grupos vulneráveis”, explica.

Inscrições

De forma gratuita, a partir da próxima segunda-feira (31), os interessados podem efetuar suas inscrições através do preenchimento de formulário do GPEG até o dia 20 de setembro.

Conheça mais sobre o Grupo de Pesquisa Esperança Garcia.