No município de Simplício Mendes, ao todo, estão sendo instalados, neste mês de fevereiro, 14 pontos de internet com velocidade de 30mbps em órgãos da administração pública estadual das áreas da educação, saúde e segurança. A população simplício-mendense está sendo beneficiada com o projeto Piauí Conectado, fruto da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, que vai implantar 1.500 pontos de internet de qualidade em 98 municípios piauienses.
De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, mais do que internet, o projeto de PPP leva solução para diversos problemas sociais que atrasam o desenvolvimento do estado. “Com a infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem que estamos implantando, o Estado poderá acompanhar o desenvolvimento tecnológico do país e disponibilizar, além de serviços com mais qualidade e rapidez, novas possibilidades de atendimento público, como a televigilância, telemedicina e teleducação”, explica o diretor.
O prefeito de Simplício Mendes, Heli Moura Fé, explica que a iniciativa vai melhorar a cidade em muitos aspectos. “A iniciativa é muito interessante e importante para o município, vai melhorar em todos os sentidos, até porque, hoje, tudo precisa de internet. A cidade ficará até mais atrativa”, frisa o gestor.
A cidade
Simplício Mendes fica a 416 km de Teresina, na região sudeste do Piauí, e é conhecida por sua potencial produção de mel e derivados como atividade econômica colaborativa de importância da região. A apicultura está em expansão no local desde 1994 e, atualmente, a cidade é sede da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microregião (Comapi), onde mais de mil cooperados produzem cerca de 800 toneladas de mel por ano. Em 2013, a apicultura faz do Piauí o maior produtor de mel do Brasil.
A cidade também é conhecida como terra do Sagrado Coração de Jesus, pela igreja que foi construída entre os anos de 1922 e 1923. O turismo da cidade é movimentado tanto pelo teor religioso do município, como pelo mirante do Morro da Cruz, que proporciona uma vista panorâmica da região e arredores.
O projeto
A Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí. O objetivo da concessão administrativa é a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauiense.
Sua atuação no estado começou efetivamente em junho de 2019, quando foi emitida a ordem de serviço para que fosse iniciado o processo de modernização e universalização da internet no estado. Neste mês de fevereiro, o projeto também está chegando em outros sete municípios, são eles Alto Longá, Corrente, Gilbués, Valença do Piauí, Jaicós, Elesbão Veloso e Paulistana. Com eles, ao todo, o Projeto Piauí Conectado chega a contemplar 33 municípios do estado.