O Instituto de Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi), entregou nesta terça-feira (29), títulos definitivos de terras para 96 famílias no município de Colônia do Piauí. A ação reflete o compromisso do órgão com políticas públicas inclusivas e a garantia do direito à propriedade e marca um passo significativo rumo ao fortalecimento socioeconômico da região.
A cerimônia contou com a presença de moradores locais, do prefeito do município, Selindo Mauro e representantes do Interpi.
Segundo o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, a entrega não é apenas uma formalidade legal, mas um gesto que tem um impacto profundo nas vidas dessas famílias.
“Agora, as famílias têm a certeza de que o lugar que chamam de lar é verdadeiramente delas. Além disso, essa ação é parte do nosso compromisso de impulsionar o desenvolvimento regional através de políticas públicas efetivas”, enfatizou o diretor.
Crispim Romão, de 81 anos, foi um dos moradores beneficiados com o título de terra. “Pode até ser papel, mas esse papel é meu pedacinho de chão, de história. Estou muito feliz de saber que o que a gente construiu aqui é de verdade nosso”, comemorou.
Todas as famílias contempladas têm a partir de agora, a oportunidade de acessar créditos, programas e benefícios, estimulando o desenvolvimento econômico local e propiciando uma melhoria na qualidade de vida.
“Este evento histórico em Colônia do Piauí demonstra que, através do esforço conjunto de órgãos públicos e comunidades, é possível promover mudanças reais e duradouras. E assim o Interpi, segue reafirmando seu compromisso em continuar trabalhando para garantir a dignidade e o bem-estar das comunidades rurais em todo o estado do Piauí”, finaliza Rodrigo.