Dois grupos de empresários brasileiros estão interessados em fazer investimentos industriais no litoral do Piauí, onde foram recebidos nos dias 11 e 12 de março por Victor Hugo Saraiva de Almeida, presidente do programa Investe Piauí, idealizado pelo governador Wellington Dias e pelo secretário de Fazenda, Rafael Fonteles. O Investe Piauí é um segmento do Proinvest voltado para o fortalecimento da economia em todas as regiões do Estado, fazendo parte da sua missão inicial impulsionar o funcionamento de equipamento como a ZPE Parnaíba, o Porto de Luís Correia, Parques Empresariais a serem implantados nas dez maiores cidades do Estado e o Distrito Tecnológico e Criativo de Teresina.
Nesse contexto, a ZPE Parnaíba assume um novo papel de liderança, sob a coordenação do presidente, economista Victor Hugo Saraiva, e do pelo vice-presidente, advogado Paulo Roberto Cardoso, que recepcionaram os empresários/investidores interessados em conhecer as oportunidades de investimentos no litoral do Piauí, incluindo a ZPE Parnaíba. “Os empresários recepcionados estão acreditando no potencial econômico do litoral do Piauí e a ZPE Parnaíba vai apoiar o projeto deles”, disse Victor Hugo, otimista com o interesse dos empresários de implantar uma fábrica de pranchas de surfe e kite surf e um estaleiro para a fabricação e montagem de barcos voltados para atividades econômicas ou esportivas.
Além de conhecerem diversas oportunidades de investimentos no litoral do Piauí, os empresários, acompanhados de Victor Hugo e Paulo Cardoso, também conheceram as instalações de uma das empresas exportadoras em atividade na ZPE Parnaíba, a Ecopellets. Eles conversaram com o empreendedor Mário Josino, que expôs sua experiência positiva de ter uma unidade fabril dentro do parque industrial da ZPE Parnaíba.
A ZPE oferece estrutura ideal que inclui vasta área urbanizada com energia elétrica de alta qualidade e performance, sistemas próprios de tratamento e fornecimento de água tratada, sistema próprio de tratamento de esgotos, excelente sistema viário interno e de saída para a BR 343, de onde acessam os modais disponíveis na região, que são o rodoviário e o marítimo pelo portos dos Pecém, no Ceará e Itaqui, no Maranhão.
De todos os atrativos da ZPE, que é uma das subsidiárias do Investe Piauí, o que mais desperta o interesse dos empresários é possibilidade de isenção de todos os impostos federais e estaduais pelo prazo de 20 anos, renováveis por igual período, bem como o suporte de receptivo e encaminhamento das suas demandas nos órgãos oficiais. Neste sentido, Victor Hugo ressaltou que uma das frentes de trabalho do Investe Piauí é a simplificação dos trâmites burocráticos nas repartições públicas. “Faz parte do nosso papel ciceronear os investidores, abrir portas e remover dificuldades, pois o mais importante é a geração de empregos e riquezas no nosso Estado”, completou.