A Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) promove o lançamento do Programa de Aceleração da Startup Piauí, neste sábado (4), às 10h, no Palácio de Karnak. O projeto tem como objetivo principal selecionar novas empresas com produtos, processos e/ou serviços de base tecnológica e oferecer suporte para que elas consigam se desenvolver, conquistar clientes e crescer de forma sustentável, gerando novos negócios e, consequentemente, novos empregos e renda.
“Iremos lançar o primeiro edital para seleção de startups do Governo do Estado, organizado pela Investe Piauí através de uma metodologia do Institute Technology de Massachusetts”, explica o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, explicando que serão abrangidas 75 startups do Piauí, que atuam no agro, saúde, educação, segurança e finanças.
“Todas serão acompanhadas pela equipe da Investe Piauí e pela parceria que vamos fazer com outras instituições e esse programa visa o fortalecimento do ecossistema de inovação das empresas de base tecnológica no estado do Piauí, dentro da linha proposta pelo governador Rafael Fonteles que é transformar o Piauí como um dos mais digitais e tecnológicos do País e esse processo inicia agora com o lançamento desse programa”, disse Victor Hugo.
As empresas serão selecionadas com base em alguns critérios, como grau de inovação, aplicabilidade, estágio de mercado, equipe multidisciplinar e tecnologia, entre outros. Quando escolhidas, elas terão o apoio da Investe Piauí, que irá prestar consultoria e orientações em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações; assessoria de comunicação e imprensa; acesso a rede de contatos e investidores; realização de palestras, treinamentos e eventos sobre gestão empresarial e temas correlatos a inovação e empreendedorismo; infraestrutura para uso compartilhado; parceria com Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) para integração com pesquisadores, acesso a laboratórios e orientação sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia; interface com o ecossistema de inovação do Piauí e demais regiões, possibilitando a troca de informações, experiências e parcerias.
De acordo com o diretor do programa, Christian Roos Paz, a ideia é apoiar as empresas incubadas, isto é, com grande chance de expansão e crescimento, a se desenvolverem, melhorar a sua competitividade e aumentar a sua sustentabilidade. “O nosso objetivo é desenvolver economicamente o Piauí, fazendo com que ele entre de vez no mapa brasileiro como um estado inovador e que fomenta a economia local através do incentivo às startups”, disse.