Em todo o país, o mês de janeiro é dedicado à campanha Janeiro Branco, que tem o intuito de chamar atenção para o cuidado com a saúde mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país das Américas com maior número de pessoas depressivas. Neste sentido, com objetivo de garantir o suporte psicológico necessário aos detentos e detentas, a Secretaria de Estado da Justiça reforça, neste mês, o atendimento de psicologia nas 17 unidades penais do Piauí.
De acordo com a coordenadora de psicologia da Sejus, Emanuele Leal, a campanha será trabalhada não só com os internos, mas também com os servidores do sistema penitenciário.
“Ao longo do mês, iremos trabalhar a temática da campanha nas 17 unidades penais do nosso estado, através de palestras e rodas de conversas. Falar sobre saúde mental, infelizmente, ainda é um tabu. Por isso, iremos focar na importância de procurar ajuda de um profissional. Quando nós cuidamos da mente, cuidamos da nossa saúde ”, finalizou.
Na Cadeia Pública de Altos, por exemplo, os internos participaram, nesta sexta-feira (14), de uma ação organizada pelo corpo clínico da unidade penal. Na oportunidade, os reeducandos puderam expressar sentimentos e aflições.