Jovens organizaram grande grupo, ocasião em que discutiram seus anseios. Foto: Divulgação/Município 

Coivaras realizou sua 1ª Conferência Municipal de Juventude na semana passada. A cerimônia de abertura teve como ponto central a posse do Conselho Municipal de Juventude.

O debate foi pautado pela reivindicação de assistência estudantil. “Coivaras localiza-se no território de desenvolvimento do Entre Rios, na microrregião de Teresina. Muitos desses jovens sentem o desejo de estudar na capital ou nos municípios próximos que ofertam alguma extensão do ensino superior, a exemplo de Campo Maior que tem campi do IFPI e da Uespi”, disse o secretário-executivo da 4ª Conferência Estadual de Juventude, Venicio Moura.

Uma outra pauta foi a exigência da oferta de cursos técnico-profissionalizantes no município. “Os jovens propuseram a criação de um programa de financiamento para a mobilidade urbana para auxiliar ao deslocamento para outros municípios que ofertem essa modalidade de curso”, disse Gessica Lorrane, diretora do departamento de Atenção à Juventude do município.

Diferentemente de outras conferências municipais realizadas até agora, Coivaras teve um grande grupo de discussão em que todos os jovens presentes fizeram propostas. A partir dessas propostas deverá ser elaborado o Plano Municipal de Juventude.

A culminância foi com a eleição dos delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual de Juventude.