O combate à fome, há duas décadas, no município de Guaribas, no interior do Piauí, deu lugar a uma nova conjuntura de ampliação de oportunidades por meio da educação. Considerada uma das cidades mais pobres do país na época, o município de cerca de 4,5 mil habitantes foi palco do lançamento do Programa Fome Zero, que desenvolveu uma série de políticas públicas sociais para erradicar a miséria no Brasil. Após 20 anos, as perspectivas dos jovens que vivem no município são outras e passam pela educação e pela tecnologia.
Aos 34 anos, Eraques Alves, conta a evidente transformação social que o município vivenciou ao longo do tempo. Atualmente, Eraques é professor do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial no Centro Estadual de Tempo Integral Paulo Freire. A escola possui duas turmas com 35 alunos cada. Os alunos possuem, em média, 15 anos e concluem no mês de dezembro a primeira etapa do curso.
“Quando eu entrei na faculdade me sentia perdido porque eu não tive acesso à tecnologia e não tinha condições, na época, de comprar um computador. Hoje o jovem tem a oportunidade de logo cedo ter um computador na escola. Esse contato com a computação aprimora o conhecimento, auxilia na formação profissional e abre uma série de possibilidades de trabalho”, comenta o docente.
Eraques é um exemplo da nova geração de professores, advogados, administradores, gestores em tecnologia e de outros profissionais que atuam no município. A partir do Fome Zero, a cidade recebeu projetos de infraestrutura, iniciativas de inclusão social, de acesso a água, saneamento básico, pavimentação e energia elétrica, dentre outras melhorias. Foi a porta para novas oportunidades que se abriu aos moradores do pequeno município do sul piauiense.
“O acesso à escola, que meus pais não tiveram, me abriu um caminho de oportunidades que antes era inimaginável para quem vivia aqui. Após a conclusão do meu Ensino Médio, me mudei para a capital paulista e fiz minha Graduação em Gestão de Tecnologia de Informação, na Faculdade do Estado de São Paulo, com o auxílio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Voltei a morar em Guaribas com o Ensino Superior completo e, além de ministrar aulas, tenho uma empresa de informática em que prestamos serviços de automação comercial para outras empresas na cidade”, conta Eraques.
Um dos alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é o Abrian Pereira Lopes, de 15 anos de idade. Ele conta que essa é uma oportunidade única para se diferenciar no mercado de trabalho. “Vou concluir o Ensino Médio com uma dupla certificação e com o conhecimento avançado na área de tecnologia. Estou aproveitando ao máximo o que o curso tem para oferecer. Ainda não sei se vou atuar na área, mas a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e esse conhecimento facilita as atividades em qualquer profissão atualmente”, pondera o estudante.
Segundo o IBGE, a escolarização em Guaribas, dos 6 anos aos 14 anos de idade, era de apenas 23% no início dos anos 2000, quando a cidade não tinha Escola com oferta de Ensino Médio. Atualmente, esse índice subiu para 98% e o município já possui Ensino Médio e Ensino Superior, com um polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), uma iniciativa do Governo do Estado.
Em 2023, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí apostou no projeto de universalização da educação de tempo integral integrada à educação profissional, técnica e tecnológica para todas as escolas de Ensino Médio no Estado. Em Guaribas, não foi diferente. O Ceti Paulo Freire passou a ofertar a nova modalidade de ensino com educação profissional integrada. No local, os estudantes têm acesso à internet, além de terem garantidas três refeições ao longo da jornada de estudo.
“Essa capacitação conecta os nossos estudantes ao mundo do trabalho. O curso de Desenvolvimento de Sistemas vai possibilitar que eles trabalhem diretamente de Guaribas para empresas diversas, indústrias, startups, escritórios especializados no Brasil ou no exterior. Serão implementados também os cursos de Turismo, que formará jovens para atuar no Território da Serra da Capivara, e o de Marketing Digital, com foco em redes sociais. São mercados promissores, com muita procura e com boas ofertas salariais”, explica o secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira.