A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) prepara para este mês de agosto um atendimento virtual 24 horas para sanar as dúvidas dos usuários e agilizar o suporte do sistema integrador Piauí Digital, que é a plataforma para os serviços on-line de registro mercantil. O atendimento será realizado por um software “chatbot” que utiliza inteligência artificial para realizar conversa com humanos.
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a Junta Comercial continua se modernizando e investindo na automação de tarefas. “Estamos sempre trabalhando com vistas à celeridade e à melhoria do atendimento ao usuário. O ‘chatbot’ é mais uma ferramenta de automação que agregamos para auxiliar os usuários tirando as dúvidas comuns e oferecendo o passo a passo de diversos procedimentos”, explica a gestora.
A Jucepi, em média, realiza diariamente 60 atendimentos e cerca de 80% são dúvidas comuns sobre procedimentos de registro (abertura, alteração e extinção de empresas), cópias de documentos, exigências e certidões. Assim, o ‘chatbot’ permitirá que a equipe de suporte se dedique aos casos mais urgentes como de erros técnicos que muitas vezes exigem mais tempo para a solução.
Atualmente, o atendimento já é realizado de forma digital por meio dos canais Jucepi Responde e Fale Conosco, ambos acessados a partir do site institucional www.jucepi.pi.gov.br . Desde o início da pandemia da Covid-19, a central telefônica está suspensa e, para os casos urgentes, foram disponibilizados dois telefones celulares: (86) 98876-3359 e 98845-8745.
O atendimento virtual estará disponível 24h, sete dias por semana, no site do Piauí Digital acessado no endereço: www.piauidigital.pi.gov.br .