A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão, promovido pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), por meio da Escola de Governo (Egepi).
A Jucepi concorre na categoria “Planejamento e gestão estratégica e participativa” com o projeto “Serviços de Registros Públicos das Empresas Mercantis e Afins”. O concurso tem por objetivo valorizar iniciativas que contribuam de forma efetiva para a melhoria do serviço público.
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, afirma que a indicação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na modernização do registro empresarial no estado. “A Jucepi é pioneira no registro digital das empresas desde o lançamento do sistema online Piauí Digital há três anos. Em 2019, executamos o projeto Junta sem Papel que consiste na abertura, alteração e extinção de empresas exclusivamente pela internet por meio do certificado digital. Como resultados, enumeramos a melhoria do ambiente de negócios, o crescimento na faixa de 6% na abertura de empresas, o menor tempo para abertura de empresas do Brasil que foi apontada pela Receita Federal e uma das duas melhores juntas comerciais no ranking da Redesim, dentre outros. Tudo isso só foi possível pelo planejamento e gestão executada nos últimos anos e participação estratégica de diversos parceiros da Junta Comercial”, explica a gestora.
Nessa quinta-feira (19), a comissão organizadora da Egepi conheceu de perto as iniciativas e ações que melhoraram o registro de empresas. Da SeadPrev, estiveram presentes Emanuelle Marreiros, Graça Carvalho e Ilana Alencar que foram recepcionadas pelo secretário-geral da Jucepi, Michel Saldanha; a coordenadora da Redesim, Valquiria Gomes; o assessor Monteiro Junior e o coordenador de TI Rafael Oliveira.
Finalistas do Prêmio Boas Práticas de Gestão
Foram selecionadas as dez melhores iniciativas de órgãos e entidades da administração pública estadual. Além da Jucepi, participam as secretarias da Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc) e Saúde (Sesapi), a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Polícia Militar (PM-PI) e a Controladoria Geral do Estado (CGE).