A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) informa que, a partir desta quarta-feira (22), o atendimento de solicitações realizadas por órgãos públicos será feito no portal Piauí Digital. Este novo procedimento é destinado aos órgãos judiciais, policiais ou de controle que encaminham ofícios com pedidos de informação, certidão e bloqueio judicial relacionados ao registro de empresas.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explica que o serviço é gratuito e visa agilizar o cumprimento de decisões judiciais ou pedido de informações pelas autoridades competentes. “Com o novo serviço, o órgão público realiza o cadastro e envia diretamente pelo Piauí Digital o ofício digitalizado com o pedido, sem precisar enviar cópia impressa pelos correios, por exemplo. Além disso, o sistema permite o acompanhamento da tramitação e o cumprimento da solicitação”, afirma a gestora.

Para enviar um ofício, basta acessar o portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br) e navegar até a seção Atendimento a Órgão Públicos. É pedido um breve cadastro do solicitante e do órgão ou instituição, que será realizado apenas com e-mail institucional. Todo o acompanhamento dos protocolos gerados para esse tipo de solicitação é realizado por meio desta área do portal.

Convênios agilizam investigações

Nos últimos anos, a Jucepi firmou convênios com cerca de 15 órgãos estaduais e federais para o acesso direto às informações cadastrais no banco de dados.

Segundo Alzenir Porto, os acordos de cooperação agilizam as demandas judiciais, investigações policiais e fiscalização dos órgãos de controle. “Com isso, reduzimos também o custo com papel já que não precisamos imprimir cópias de documentos arquivados e nem enviar pelos correios”, explica a presidente.