A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) através da Gerência de Educação realizou na manhã desta quinta (22), a pré-inscrição dos internos interessados em realizar o Encceja PPL – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade 2023.

A pré-inscrição aconteceu na Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Prof. José Ribamar Leite e na Unidade de Apoio ao Semiaberto (UASA).

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, para os internos que não concluíram o ensino fundamental ou médio, e têm interesse em obter a certificação. São provas com questões objetivas e o certificado é concedido ao candidato que consegue pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e média de 05 pontos na redação.

O Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular, a única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais indicadas pela administração prisional do estado.

Leitura Livre

Também foi realizada a entrega dos livros de Leitura Livre e a orientação da equipe envolvida. O intuito do projeto é incentivar a leitura, educação e cultura através de obras literárias nacionais e internacionais.

Os internos escolhem o livro que gostaria de ler, ao final entregam uma resenha, que será orientada por professores. Os reeducandos poderão ter até quatro dias de remição da pena, a cada livro lido. Ao ano, poderão ler 12 obras e ter 48 dias de suas penas reduzidas.