A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública Dr Costa Alvarenga (Lacen-PI), está capacitando os técnicos de laboratórios e de tecnologia da informação (TI) dos municípios das 11 regionais de saúde do Piauí. O projeto denominado “Capacitação para coleta de uma amostra precisa: fortalecendo a atenção básica de saúde do Estado do Piauí”, iniciou as atividades por Bom Jesus e Piripiri. Os encontros são realizados nas cidades sedes das regionais e serão realizados até março de 2024.

O objetivo do projeto é atualizar os técnicos que trabalham em laboratórios públicos municipais em coleta de água para análise do produto para o consumo humano, coleta para triagem neonatal (teste do pezinho) e coleta e análise de baciloscopia para tuberculose, além de técnicos de TI para administração do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal) e sistemas utilizados no serviço dos laboratórios.

“O objetivo principal do projeto é capacitar o maior número de profissionais da área da saúde que atuam na atenção básica dos municípios, por meio dos laboratórios que integram as 11 regionais do Estado para realização de coleta de amostras de forma padronizada e segura. Essa padronização e maior qualidade na coleta de materiais nos permite realizar exames mais precisos e obter diagnósticos mais seguros”, destaca o diretor do Lacen, Fabrício Amaral.

O projeto trabalha ainda com a produção e distribuição de materiais de apoio, incluindo manuais, cartilhas e vídeos explicativos que fornecerão instruções precisas sobre as coletas de amostras para os profissionais. Todo o conteúdo é baseado e atualizado seguindo normas de referência para as respectivas coletas com as últimas recomendações do Ministério da Saúde.

“Após concluírem esta capacitação, os profissionais estarão aptos a realizar coletas de amostras de forma padronizada e segura, contribuindo para a melhoria da qualidade dos resultados e, consequentemente, para a saúde da população. Teremos maior precisão, confiabilidade, rastreabilidade e eficiência dos resultados das análises laboratoriais”, destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

De acordo com o cronograma do projeto, os próximos municípios a receberem a capacitação serão São Raimundo Nonato, durante o período de 27 a 29 de setembro, e Parnaíba, de 17 a 19 de outubro.