A Águas de Teresina tem facilitado a adesão ao serviço de esgotamento sanitário aos clientes cujos imóveis estão situados em áreas onde há a disponibilidade de rede. O valor da ligação de esgoto varia entre R$ 566,61 e R$ 684,66 e pode ser parcelado em até 60 vezes, em qualquer uma das oito lojas de atendimento da concessionária.
O valor da tarifa de esgoto corresponde a 80% da tarifa de água, ou seja, a cada R$ 1 pago pelo serviço de abastecimento de água, são cobrados R$ 0,80 pelo tratamento de esgoto.
A lei federal 11.445 prevê que ocorra a cobrança tarifária em áreas onde há serviço de esgotamento sanitário, mesmo que não haja a conexão à rede. Conforme o art. 45 da referida lei, é obrigatório fazer a ligação da residência à rede pública de esgoto. Nas áreas onde há disponibilidade de rede de esgoto, a Águas de Teresina notifica o usuário, informando-o sobre a importância de conexão. A notificação ocorre 30 dias antes da cobrança de tarifa. Nos locais em que ainda não há disponibilidade, a cobrança não é efetuada.
“Mesmo que a legislação vigente determine a cobrança do serviço onde há rede de esgotamento sanitário, nos interessa que a população faça a devida conexão para desfrutar dos benefícios do esgotamento sanitário. A ligação de esgoto deve ser vista como um investimento para a saúde, pois sabemos que a correta coleta, afastamento e tratamento do esgoto reduz significativamente os riscos de doenças, valoriza o imóvel e eleva a qualidade de vida”, destaca Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina. Atualmente, Teresina conta com 31% de cobertura, índice este que cresceu mais de 60% após a operação da concessionária na capital.
Como fazer a ligação
A Águas de Teresina disponibiliza a rede pública na rua, porém, a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. Atenção: a água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.
Nas lojas de atendimento, os usuários têm todas as orientações para fazer a interligação, bem como tem acesso ao plano de parcelamento para aderir ao serviço. No site da concessionária também estão disponíveis informações. Basta acessar www.aguasdeteresina.com.br.
Outras informações sobre os serviços de água, coleta e tratamento de esgoto podem ser obtidas pelos canais de atendimento da empresa. Call center: 0800 223 2000 ou 115. A concessionária conta com atendimento via WhatsApp pelo número 98124-3199 e ainda pelo aplicativo Águas App (App Store e Play Store), disponível para celulares Android e IOS.