Lives são realizadas sempre às 16h

A Defensoria Pública do Estado do Piauí continua encontrando várias maneiras de estar em contato e esclarecer as dúvidas de seus assistidos durante o período de trabalho remoto, causado pela pandemia. Vários são os canais de atendimento utilizados pela Instituição, sendo um destes as lives que a Escola Superior da Defensoria (Esdepi) vem realizando desde o último dia 09, por meio do Instagram @defensoriapiaui, quando o diretor criminal e a coordenadora do Sistema Prisional, Dárcio Rufino de Holanda e Viviane Pinheiro Pires Setúbal, abordaram o tema Direito Criminal.

Nesta semana foram realizadas duas lives. A primeira, na quarta-feira (15), com a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lia Medeiros do Carmo Ivo, que abordou o aumento dos casos de violência contra a mulher agravados pelo isolamento social imposto pelo risco de contágio do Novo Coronavírus. A defensora pública contou com a participação da assessora do Núcleo, Lígia Maria Soares de Moura.

A segunda live foi realizada na última quinta-feira (16), e tratou sobre os serviços da Diretoria de Primeiro Atendimento, que é a porta de entrada na Defensoria Pública. A diretora de Primeiro Atendimento, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, discorreu sobre o trabalho, prestando orientações e esclarecendo questionamentos, no que foi auxiliada pela assessora técnica Juciara de Sousa Santiago Monteiro.

Sobre a sua live, a defensora pública Lia Medeiros diz que “é importante que nesse tempo de exceção a gente aproveite todos os meios disponíveis para dar continuidade ao nosso trabalho, e uma das formas é exatamente multiplicar o máximo possível as informações sobre a forma como os serviços da Defensoria estão funcionando, como acessá-los. Então foi muito interessante participar, tive um retorno bom das pessoas, que comentaram que foi bem informativo. Consegui passar as informações, explicar como os serviços estão funcionando e esse era nosso objetivo principal, divulgar o trabalho da Defensoria, no sentido de mostrar que ele continua sendo feito mesmo nesse período de isolamento e de levar essa informação para as pessoas, de modo que seja mais fácil acessar não só o serviço da Defensoria, mas de toda a rede disponível”.

A defensora Patrícia Monte também considerou a experiência positiva. “Gostei muito de participar da live! Acho que aproxima o Defensor dos assistidos! Creio que o diálogo sempre é melhor do que mensagens escritas! Importante que os assistidos nos conheçam, sintam segurança nas orientações e penso que o vídeo transmite melhor a credibilidade. Excelente iniciativa da Esdepi e espero que os assistidos da Defensoria aproveitem estes momentos”.

A exemplo da primeira, as duas lives desta semana obtiveram um significativo número de visualizações, o que deixou satisfeita a diretora da Escola Superior da Defensoria, defensora pública Andrea Melo de Carvalho. “Estamos procurando utilizar dos recursos disponíveis nesse momento, de necessário isolamento social, para chegar até nossos assistidos, trazendo informações relevantes para que possam, sem sair de casa, resolver suas demandas (judiciais e extrajudiciais). Assim, cuidamos duplamente dos nossos assistidos”.

As próximas lives a serem disponibilizadas pela Esdepi serão Home Office na Pandemia: Tarefas, Isolamento e Autocuidado, com a defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal e a psicóloga Francine Paes Landim, na segunda-feira (20) e, na quarta-feira (22), Atendimento e Ações do Núcleo da Saúde, com o defensor Público João Castelo Branco Vasconcelos Neto e a assessora técnica Amanda Mendes de Andrade. As duas lives iniciam às 16h.