Mais de 4 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino estão classificados para a segunda fase do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). A prova da segunda etapa acontece neste sábado (24) e vai propor aos estudantes a resolução de quatro problemas discursivos valendo 20 pontos cada. O TME² é um projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) que visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras avaliações externas.

A aplicação da segunda fase será realizada na própria escola ou em uma unidade pólo mais próxima da origem do estudante classificado, a ser definida pela Gerência Regional de Educação e divulgada em sua escola. A duração da prova será de duas horas, com início às 8h e término às 10h.

A primeira fase aconteceu em um dia simbólico: 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, e reuniu 62,7 mil estudantes. Assim como na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no final do torneio, os alunos mais bem colocados serão premiados. Ao todo, serão distribuídas 200 medalhas: 32 de ouro, 63 de prata, 105 de bronze, além de 210 menções honrosas.

Os estudantes premiados poderão ainda integrar o projeto “Jornada Especial da Matemática”, que está em fase de desenvolvimento. A ideia é oferecer um treinamento especializado para olimpíadas de matemática para os 200 estudantes mais bem colocados no torneio.

Para o superintendente de Ensino da Seduc, Antônio Amaral, o torneio é uma oportunidade de intensificar a cultura olímpica e incentivar o estudo da matemática. “Torneios como esse, ou mesmo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), mobilizam a participação dos estudantes para as provas e oportuniza o aprimoramento das habilidades e conhecimentos matemáticos.  Além disso, estimula a dedicação aos estudos e a busca constante pelo crescimento, preparando-os para os desafios futuros”, comenta Amaral.

O TME² é uma ação do Seduc Olímpica, mais um projeto do Acelera Seduc, que visa estimular o estudo da matemática. “É uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos potenciais. O Torneio dá todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas nacionais. Queremos que mais estudantes conquistem medalhas nas próximas edições da OBMEP e em outras competições”, pontua o secretário da Educação, Washington Bandeira.