O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), é responsável por oferecer uma educação inclusiva, ofertando cursos na área da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No total, 883 pessoas foram qualificadas por meio dos cursos em 2019, sendo 6 cursos de Libras no primeiro semestre, em diferentes níveis e cargas horárias, e 9 cursos no segundo semestre, realizados em Teresina e em Piracuruca.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, acredita que o centro tem um papel fundamental na vida dos surdos e também dos profissionais que trabalham com esse público. “Além de ser um centro de capacitação, ele trabalha a comunicação entre a comunidade surda e a sociedade. Nós temos buscado, em parceria com a Seduc, ações que possam melhorar a qualidade no atendimento dos surdos, como o projeto de reforma que está em andamento”, afirma o gestor.

Segundo a diretora do CAS, Rachel Andrade, o centro realiza atendimento educacional especializado. “Trabalhamos há 13 anos em prol da educação dos surdos do nosso estado. Um trabalho realizado com competência e dedicação por todos que fazem a instituição, buscando sempre melhorar e atender a comunidade surda e seus familiares”, declara Andrade.

Os cursos são disponíveis para surdos, familiares, professores da Rede Estadual de Educação e para a comunidade em geral. A oportunidade proporciona uma formação básica ou profissionalizante na língua de sinais. O centro fica localizado na Av. São Raimundo Nº 568, bairro Piçarra.